top of page

SÃO TOMÉ (7 noites)

Preço p/ pessoa desde:

€ 1.190

Partidas:

26 de Fevereiro a 8 de Março, 6 a 16 de Abril, 2 a 12 de Julho, 1 a 11 de Outubro

Reservas até:

Descrição

Este é um paraíso de cacau, café, copra, coconote, fruta-pão, jaca, safú, etc., e de pratos riquíssimos como o molho no fogo, calulu, e peixe… muito peixe. A população é um autêntico caldeamento de raças mas vivem em total harmonia, simpáticos e comunicativos, têm sempre um sorriso contagiante para os seus visitantes… “leve leve” é aliás a expressão máxima do seu modo de vida, tranquilo e pacifico. Este arquipélago de pequenas ilhas poderá ser um dos países mais pequenos do mundo, mas é um dos maiores em termos de biodiversidade e endemísmo. A origem vulcânica está patente nos morros, cones e picos, com o seu ponto mais elevado no Pico São Tomé com 2024m.
Uma das maiores riquezas históricas são as suas Roças. Eram propriedades gigantes, que chegam a impressionar até os mais atentos, inspiradas nas fazendas de cacau e café do norte do Brasil. A ilha foi um exemplo de empreendorísmo, ainda no século XVI, tornou-se o maior produtor mundial de cana-de-açucar e quando a produção começou a sofrer com a concorrência do Brasil, converteu-se e tornou-se no maior produtor de cacau do mundo!
É neste pequeno arquipélago no Golfo da Guiné com pouco mais de 1000 km2 que vos propomos uma grande aventura. Uma expedição ao ritmo “leve-leve” num país que nos é muito querido e que apaixona quem o visita.

Programa

DIA 1 - LISBOA / SÃO TOMÉ
Receção no aeroporto de São Tomé pelo nosso tour leader. Depois da entrega das viaturas no aeroporto seguimos para o hotel onde ficaremos alojados nas próximas 3 noites. Jantar num restaurante local.
Alojamento: Hotel Refeições: Jantar Actividades Extra: 0

DIA 2 - LEMBA SUL, LEMBA NORTE e LOBATA
Neste primeiro dia o nosso itinerário será dedicado à costa norte e oeste da ilha de São Tomé com a primeira paragem na Capela de S. Francisco, em Micoló, que nos oferece uma vista panorâmica sobre a vila piscatória, o Ilhéu das Cabras e a foz do Rio do Ouro. Seguimos depois por pista ao longo da costa onde iremos descobrir as praias, do Governador, Xaninha e a Praia dos Tamarindos até acabarmos na pitoresca aldeia piscatória de Morro Peixe, onde se pode visitar um dos centros de proteção de tartarugas da Marapa. A partir daqui o caminho é feito por estrada secundária até a lagoa Azul, que é uma reentrância da costa onde o mar calmo e, em dias de sol o azul turquesa, banha uma pequena praia de pedras junto a uma pequena colina onde a Marinha Portuguesa construiu um farol em 1997. Já na EN1 que serpenteia a costa o cenário é idílico com o mar e os pequenos povoados piscatórios de um lado e a mata densa a querer entrar e invadir a estrada até ao mar do outro. O almoço (não incluído) será em Neves, uma das cidades mais antigas e actualmente a mais industrializada do País. Depois do almoço e como os dias escurecem cedo, sobram-nos poucas horas para seguirmos o mais possível para sul, deste lado da ilha, até Lemba já depois de Santa Catarina. Após algumas fotos, que a vista da ponte sobre o rio Lemba irá proporcionar, regressamos à Capital. No regresso, dependendo do tempo, poderemos fazer algumas paragens por algumas das Roças que cruzamos. Já no hotel, terá tempo ainda para um merecido mergulho na piscina ou uma Nacional bem fresca na sua esplanada com vista para a baia Ana Chaves. O jantar (não incluído) será num restaurante local.
Alojamento: Hotel Refeições: Pequeno Almoço Actividades Extra: 0

DIA 3 - MÉ-ZOXI e ÁGUA GRANDE
Neste segundo vamos descobrir o interior da ilha e algumas belas pistas que nos vão levar a belas roças isoladas, cascatas de sonho e jardins de flores exóticas. Começaremos com uma visita curta a Trindade, a principal vila do distrito de Mé-Zoxi, fundada em 1779. Daqui seguimos por uma bela pista pelas entranhas da ilha que nos levará até à Roça Bombaim. Pelo caminho a majestosa queda de água e provavelmente a mais bonita do rio Abáde. Regressaremos pelo mesmo caminho até as cascatas de São Nicolau, as mais famosas da ilha, seguindo depois para o Parque Obô para uma visita ao jardim botânico do Bom Sucesso, antes de um almoço (incluído) bem merecido no fantástico restaurante na Roça Saudade onde nasceu Almada Negreiros. À tarde, a visita obrigatória à Roça do Monte Café, uma das mais importantes da ilha, dedicada aos pequenos grãos de café Arábica. Visitaremos o seu museu para conhecer o circuito percorrido pelo café biológico aqui produzido. O regresso a São Tomé será feito por pista no meio da vegetação densa, plantações de cacau e antigas roças mais pequenas, algumas ainda em funcionamento. Resto da tarde no hotel antes da saída para jantar (não incluído) num restaurante da cidade.
Alojamento: Hotel Refeições: Pequeno Almoço e Almoço Actividades Extra: 0

DIA 4 - AGOSTINHO NETO, FERNÃO DIAS e CIDADE DE SÃO TOMÉ
Deixámos para este dia a visita a 2 das mais emblemáticas roças da Ilha por estarem ligadas uma à outra, pela dimensão das mesmas e importância histórica. Começamos com a roça Fernão Dias que ficou na história por estar ligada ao triste episódio de Batepá e que marca um dos pontos mais negros da administração portuguesa de São Tomé. A localização junto ao mar tornou-a durante anos no porto natural para o escoamento da roça Agostinho Neto e de outras dependentes. A dimensão dos edifícios e maquinaria ainda existente mas degradada é um indicador da importância desta propriedade. Seguimos até Agostinho Neto por uma pista ladeada de um aqueduto que alimentava na época a Roça de água doce. Considerada a Jóia da Coroa do Império colonial português, foi em tempos a maior e a mais produtiva do arquipélago ocupando mais de 3000 trabalhadores. Após a visita à roça, seguimos para Guadalupe, a maior povoação do distrito de Lobata, para o almoço (incluído) num restaurante local. Para a tarde preparamos uma visita à cidade de São Tomé, aos pontos mais emblemáticos da cidade, antes de regressar ao hotel. Jantar (não incluído) num restaurante local.
Alojamento: Hotel Refeições: Pequeno Almoço e Almoço Actividades Extra: City Tour

DIA 5 - CANTAGALO, CAUÉ NORTE e CAUÉ SUL
O dia mais longo em distância com cerca de 94km vai levar-nos até as praias do sul sempre ao longo da costa Este. Neste percurso são muitas as roças que poderíamos visitar mas optamos pelas mais importantes como a roça Água-Izé e S.João dos Angolares. A beleza da costa obrigará a paragens frequentes, com vistas sobre baías, enseadas e praias. A Boca do Inferno, a praia das 7 Ondas, a praia Micondó são alguns dos exemplos. Em S. João dos Angolares, a mais conhecida do arquipélago graças ao programa de televisão “Na Roça Com os Tachos”, espera-nos uma experiência gastronómica impar no restaurante da roça com uma vista impressionante sobre a baia e a Vila de Angolares. Continuaremos mais para sul onde a paisagens não cessam de revelar as suas belezas com os majestosos picos Maria Fernandes, Cão Grande e Cão Pequeno. A chegada a Inhame, o destino do dia, já será muito provavelmente ao início da noite, mas a revelação do lugar com o nascer do dia compensará largamente esta chegada mais tardia ao lodge. Alojamento e jantar (incluído) no lodge.
Alojamento: Lodge Refeições: Pequeno almoço, Almoço e Jantar Actividades Extra: 0

DIA 6 - PRAIAS DO SUL
Este dia dedicamos ao lazer e ao descanso para aproveitar e descobrir as mais pelas praias de São Tomé, praia Inhame, praia Piscina e praia Jalé ou uma visita ao pequeno aldeamento de Porto Alegre. Uma sugestão para este dia é um passeio de canoa pelo mangal do rio Malanza com duração de cerca de 2 horas onde poderá avistar várias espécies de aves, peixes e plantas. Alojamento em pensão completa.
Alojamento: Lodge Refeições: Pequeno almoço, Almoço e Jantar Actividades Extra: 0

DIA 7 - ILHÉU DAS ROLAS e LATITUDE ZERO
Saída cedo para a travessia de barco até ao Ilhéu das Rolas. Situado sobre a linha do equador, cujas coordenadas geográficas o situam a poucos graus do centro do mundo é um pequeno paraíso com cerca de 2 km2, com lindíssimas praias, águas cristalinas e uma variedade de peixes e anfíbios que fazem deste lugar uma dos santuários naturais do planeta. Para além da volta imperdível ao ilhéu de barco, visitaremos o também incontornável marco do equador, a Capela São Francisco Xavier, as suas praias paradisíacas Café, Joana e Bateria, e a Praia Pesqueira onde se juntam as pirogas do aldeamento. Depois da visita ao ilhéu regressamos a Inhame para um último mergulho antes do almoço (incluído) no lodge. O regresso à Capital será iniciado por uma pista, que foi objecto de uma ação humanitária levada a cabo pela Organização Latitude Zero, cujo objectivo foi reabrir parte de um percurso engolido pela mata e que ligava algumas roças mais remotas e antigas e que se encontravam isoladas e abandonadas. A vista sobre a baia de Porto Alegre e Ponta Baleia é sublime. Retomada a estrada N2 que liga à capital regressamos para a ultima noite do nosso programa. Alojamento no hotel, jantar de despedida num restaurante local!.
Alojamento: Hotel Refeições: Pequeno Almoço e Jantar Actividades Extra: 0

DIA 8 - CIDADE DE SÃO TOMÉ / ILHA DO PRÍNCIPE (Extensão)
Para quem acaba o programa em São Tomé, o dia será livre podendo desfrutar do hotel ainda pela manhã. À tarde poderão aproveitar para as compras com a visita ao pequeno centro de artesanato antes da entrega das viaturas no aeroporto. Fim da viagem

Extensão opcional à ilha do Príncipe – consulte-nos

Serviços Incluídos

> 5 noites de alojamento no hotel Miramar by Pestana em APA
> 2 noites no Ecolodge Inhame em APA
> 4 Jantares e 5 almoços e Pequenos almoços
> Visita ao Ilhéu da Rolas
> Passeio de barco no manguezal do rio Malanza
> Viatura 4×4 com seguro CDW+
> Acompanhamento Landventure durante toda a viagem
> Seguro de viagem
> Taxas e IVA

Serviços Não Incluídos

> Voos
> Combustível (+/- 25€ por pessoa)
> Bebidas às refeições
> Despesas de caracter pessoal
> Refeições não indicadas no programa
> Taxas locais

Observações

Os preços desde indicados são baseados na data de elaboração da oferta, sujeitos a disponibilidade e alteração pelo fornecedor; consultar suplementos de outras classes e condições. Lugares limitados. Não dispensa consulta das condições contratuais do fornecedor.

bottom of page